sábado, 28 de agosto de 2010

Certifique-se de que tudo seja incerto (ou não)

Como essa pergunta voltou prá mim essa semana de novo, colo aí a dúvida e a resposta que mandei prá uma amiga tradutora há um tempo. Daí que, na próxima vez que em ela vier, só preciso colar o link prá responder.

---------------------------------------------------------------
Olá, Claudia

Tudo bom?

Surgiu uma dúvida entre alguns tradutores e pensei em você para tirar essa dúvida. Em frases iniciadas por "certifique-se de que", como fica o verbo? No subjuntivo?

Exemplo: Certifique-se de que a máquina esteja ligada ou está ligada? Ambos estão certos? Encontrei 2 sites que afirmam que o subjuntivo está errado... e eu jurava que essa era a forma correta.

Uma luz, pls. Obrigada desde já.

bjs

------------------------------------------------

Oi, Izabel!

O subjuntivo é uma das coisas mais difíceis justamente porque depende de certas nuances (ou nuanças!) do significado. Tem casos em que temos a opção de usar o subjuntivo e também o indicativo, dependendo do grau de certeza que queiramos dar ao enunciado.

Esta frase a seguir é um exemplo em que o o “certificar-se” é usado com caráter mais afirmativo do que duvidoso, daí a opção pelo indicativo:
"Para nos certificarmos de que a oração é substantiva, podemos substituí-la pelo termo "isso"(isto, aquilo) ou "coisa", substituindo a expressão que seria representada por um substantivo e com uma das funções sintáticas apontadas acima."

Neste caso tb. há intensificação da certeza:
Após certificar-se de que essa resposta é definitiva, faça as marcações na FOLHA DE...”

Mas há muitos e muitos casos em que quem escreve opta por colocar uma pitada de incerteza no que está sendo dito. Só uma análise caso a caso pode identificar o motivo dessa opção (na maioria das vezes, muito intuitiva de quem escreve). Colo aí alguns exemplos caçados na Internet:

"... precisa também certificar-se de que seja assegurada uma oportunidade” – sugere-se que há a possibilidade de que essa oportunidade não seja assegurada."

"... reposicione as formas ou ajuste as configurações do desenho para certificar-se de que seja impresso corretamente – sugere-se que há a possibilidade de que algo não seja impresso corretamente."

"Ao comprar uma memória, o mais importante é certificar-se de que seja compatível com o sistema em que vai ser colocada” – sugere-se que há possibilidade de incompatibilidade."

"A primeira dica é certificar-se de que seja realmente um médico (quase um absurdo... mas esteticistas, fisioterapeutas, enfermeiros andam se passando por ...” – o próprio texto explica que há a possibilidade de outros profissionais se passarem por médicos."

Sintetizando: de acordo com esse critério de sugestão de – certeza / + certeza, em “Certifique-se de que a máquina esteja ligada/está ligada”, ambas as formas estão certas (dependendo só do grau de certeza que se queira adotar).

Mas, se eu for escrever, prefiro mesmo é “Verifique se a máquina está ligada”! A informação fica muito mais direta, objetiva e precisa em termos comunicativos.

Bem, espero ter ajudado. : P

Bjos!