domingo, 23 de janeiro de 2011

Só o analfabetismo salva (considerações sobre uma conta inregular)

“Foi contastato no nosso sistema que o seu cadastro encontra-se inregular; em virtude disso pedimos que regularize-a urgentemente sua conta! Evitando bloqueio da mesma.”

A mensagem entrava direto na minha caixa postal e, como tenho medo de ficar em débito com o terra, porque o provedor prefere cortar o serviço a me avisar sobre qualquer problema, fui verificar do que se tratava.

Cliquei no link, que me levou pro site do terra, me loguei no e-mail e ele pediu prá atualizar a data de vencimento e prá definir o tipo de pagamento, cliquei emCartão de crédito”, mas fiquei com preguiça de levantar da cama prá pegar o cartão e deixei o resto para depois.

Claro
que não deixei de notar a meia dúzia de erros de redação em duas linhas, mas não cheguei a estranhar. Minha frequência às mais diversas salas de aula ao longo de 20 anos me vacinou contra qualquer estranhamento. Mas mesmo assim não deixei de ficar perturbada, achei triste que um provedor de grande porte achasse normal mandar uma mensagem com esse grau de analfabetismo.

De repente, caíram todas as fichas de uma vez: a mensagem com as cores, os links, a logo e o design do terra era de phishing, scam, spyware de “impersonificação” (esbarrei nesse termo medonho várias vezes) ou, em vernáculo, de roubo de identidade! Escrevi pro terra e tive a confirmação de que se tratava de “golpe on-line”.

Respirei por não ter inserido dados do cartão, porque alguém do provedor me respondeu (e não é que ela escreve direitinho!) e pelo fato do analfabetismo não ser de ninguém do terra.

De toda forma, ainda me pareceu assustador que uma quadrilha de gente com tantos conhecimentos de design, programação em html/php e banco de dados não tenha ninguém que saiba escrever um bilhete, nem que desconfie que a língua usada naquela mensagem é muito estranha!

Claro que sei que muito estranha e desconhecida é a língua escrita prá tanta gente no nosso país, que também nem desconfia que professores com salários de fome não têm como ajudar muito a esse respeito.

Mas, como tudo tem um lado bom, posso dizer que fui salva do golpe pela preguiça e pelo analfabetismo funcional.

ps: não sei por que aquele "Central Terra solução" me parece muito uma tradução automática, mas isso  pode ser uma ideia fixa.